Esqueça os adolescentes preguiçosos e egocêntricos, pois estes mesmos adolescentes estão trazendo inovação e criatividade para tornar nosso mundo um lugar melhor.

Vemos que muitos avanços em tecnologia limpa e renovável estão acontecendo atualmente, e muito ainda está por vir, devido a essa geração de adolescentes bem formados e preparados.

Veja alguns desses feitos extraordinários de jovens inventores de tecnologias limpas.

1 . William Kamkwamba: O menino que dominou o vento

1

Quando William Kamkwamba, um jovem malauiano de 14 anos, se deparou com a imagem de um moinho de vento pela primeira vez, enquanto estava debruçado sobre um livro da biblioteca, ele não estava pensando nisso, ele estava pensando em sua aldeia e a falta de energia elétrica (apenas 2% de Malawi é eletrificada) e de como a eletricidade poderia fornecer energia a uma bomba de irrigação, o que ajudaria sua família e outras pessoas a lidar com colheitas escassas. Ao invés de aulas, que seus pais não podiam pagar, William projetou e construiu um moinho de vento com base na imagem que ele viu e em uma pilha de lixo de ferro velho. Ele acabou fazendo parte de uma revolução em seu bairro, país e no mundo. Já falamos sobre ele, para relembrar clique aqui.

JovemMoinho5

 2 . Azza Abdel Hamid Faiad: Transformou resíduos de plástico em biocombustível

student-plastic-biofuel-675x240

Azza Abdel Hamid Faiad não é uma típica adolescente de 16 anos de idade. Enquanto a maioria deles estavam entregando pizza ou trabalhando em seu bronzeado neste verão, Faiad foi descobrir uma maneira de transformar os resíduos de plástico do Egito em cerca de 78 milhões de dólares de biocombustíveis a cada ano.

A ideia de usar plástico como biocombustível não é nova, mas Faiad, uma estudante da Escola de Língua Zahran, em Alexandria, no Egito, encontrou um catalisador barato que poderia tornar o processo não apenas viável, mas economicamente rentável para o seu país, onde o consumo de plástico está estimado em 1 milhão de toneladas por ano. Por isso a proposta de Faiad poderia transformar completamente a economia do país, além de lidar com seus problemas de resíduos de plástico.

A adolescente já ganhou um prêmio por suas descobertas, no 23º Concurso Europeu para Jovens Cientistas, e está trabalhando para patentear a ideia através do escritório de patentes egípcio.

eucys_team28_0420

3. Richard Turere: Usando tecnologia para salvar os gados dos ataque dos leões usando luzes

turere-2

Richard Turere, 13 anos, vive em Empakasi, à beira do Parque Nacional de Nairobi, ao sul da capital do Quênia. Ele é responsável por pastorear os animais e mantê-los a salvo de predadores, especialmente leões. Estar tão perto do parque coloca gado de sua família bem no caminho dos leões e todos os meses eles perdiam vacas, ovelhas e cabras.

Richard resolveu então usar lâmpadas LED de lanternas quebradas e montar um sistema de iluminação automática de quatro ou cinco lâmpadas ao redor da cerca do gado. As lâmpadas são ligadas a uma caixa com chaves , e uma bateria de carro antigo com um painel solar (que opera o aparelho de televisão da família) – as luzes piscam em sequência, dando a impressão de que alguém está andando em torno da cerca. Desde então, a família não teve mais ataques de leões ao rebanho (e a história já tem 2 anos!).

turere-3

turere-4-600x450

4. Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin, Duro-Aina Adebola, e Bello Eniola: Gerando energia elétrica através de xixi

geradora

Um gerador alimentado por xixi foi apresentado no Make Faire Africa, em Lagos, por quatro meninas adolescentes (14-15 anos). O dispositivo começa com a colocação de urina em uma célula eletrolítica para separar o hidrogênio e então purificá-lo, pressurizá-lo e fazer a sua secagem. Finalmente, é feito o uso de hidrogênio gasoso num gerador – já falamos sobre elasaqui.

gerador1

5. Jaggi Param: Limpando as emissões de automóveis com algas

paramjaggi_1341950762_13

Param Jaggi, começou a pesquisar no campo das tecnologias ambientais e energéticas, com 13 anos. Agora, aos 18, vem trabalhando em uma maneira de reduzir as emissões de gases do escape do carro, e criou um dispositivo chamado “Algae Mobile,” (algo como: algas móveis), que fica inserido no tubo de escape na parte de trás de um carro. Através da fotossíntese, as algas dentro do tubo de liga de alumínio de gás-permeáveis ​​convertem o dióxido de carbono em oxigênio e liberam para nós humanos respirarmos. Param é atualmente o CEO e Fundador daEcoViate, com a visão de mudar o mundo através de projetos energéticos e ambientais inovadores.

Forbeskid122812

tn-teenceo_t607

6. Eden Full: Otimização da coleta de energia solar

3minutes_eden

A ideia é simples: girar os painéis solares para seguir o sol durante todo o dia para que eles capturem tanta energia do sol quanto possível. O sistema de rastreamento de energia solar já existe há algum tempo, mas esse  é melhor que os já existentes, pois além da eficiência, os materiais utilizados para a construção do produto são reciclados. Eden Full, 19 anos, é quem está por trás do SunSaluter, uma tecnologia que pode otimizar a coleta de energia em até 40%.

176119476_640

Uganda-SunSaluter

Abaixo, um rápido vídeo mostrando o funcionamento do SunSaluter:

7. Malin Karki: Um painel solar feito com cabelo humano

hairsolarpanel

Malin Karki, 18 anos, estava lendo um livro de Stephan Hawking que discutia formas de criar energia estática com cabelo. A partir dessa ideia, Karki percebeu que a melanina é um dos fatores de conversão de energia, e que poderia servir como um substituto condutor. Ele e outros quatro colegas de classe trabalharam em um protótipo. O painel em si tem 15cm quadrados, pode produzir 9 Volts (18 Watts) de potência e custará cerca de 38 dólares para ser produzido. O fato de custar tão barato é principalmente devido ao preço da matéria-prima: cabelo. Karki está esperando para comercializar a sua invenção, que pode carregar um celular ou baterias para fornecer energia de uma noite toda de luz, e produzi-lo, eventualmente, em massa.

humanhairsolar-3

humanhairsolar-4

8. Javier Fernández-Han: Sistema modular de energia que usa algas para digerir esgoto e capturar metano para uso como combustível

Modular-algae-energy-system-by-Javier-Fernández-Han

Javier, 15 anos, inventou uma solução verdadeiramente inovadora para satisfazer as necessidades básicas de muitos dos pobres do mundo. Criou um sistema chamado “Versatile”, que é composto por 12 tecnologias em 6 subsistemas, que podem tratar os resíduos, produzir metano e bio-combustível. Sua abordagem holística utiliza um sistema eficiente modular para atender às múltiplas necessidades. Se isso não for suficiente, ele também produz oxigênio e captura gases de efeito estufa, e também pode ser uma fonte de renda. A eficiência vem, em parte, da capacidade de tirar resíduos de um lado e usá-los para alimento para outro e à natureza modular do sistema, que permite personalização para atender às necessidades individuais.

algaepower-ed02

TEDxYouth_Javier_Fernandez-Han_THIS

9. Easton LaChappelle : Impressão 3D e braço robótico

2013-04-26-Screenshot20130426at11.45.40AM

Dois anos atrás, Easton LaChappelle pensou que seria divertido construir um braço robótico sem fio controlado por uma luva. LaChappelle, então com 14 anos, não sabia nada sobre eletrônica, programação, ou robôs, mas estava entediado e desesperado por um desafio. Assim, ao longo desses dois anos, o adolescente trabalhou em sua oficina apertada em Mancos, Colorado. Com o tempo, ele aprimorou um braço robótico operado por uma luva de jogos – e a sua mente.

Easton-LaChapelle-RobotArm1

P042213CK-0151_nonfeature_0

Seleção original feita pelo site Tree Hugger.