principe1“A sorte, na vida do homem, assemelha-se a um rio impetuoso que desce da montanha… Não manifesta seu poder a não ser onde não há diques… ela pode ser arbitra de 50% de nossas ações… mas, mesmo assim, ela nos permite governar a outra metade. Doutra parte, o homem, para alcançar o sucesso (glória e riqueza), tem que variar seu comportamento de acordo com as necessidades dos tempos. Assim, a sorte sempre estará com ele.”

O Príncipe é um livro escrito por Nicolau Maquiavel em 1513, cuja primeira edição foi publicada postumamente, em 1532. Trata-se de um dos tratados políticos mais importantes já escritos, e que tem papel crucial na construção do conceito de Estado como modernamente conhecemos. Entre outras coisas, descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter um principado.

Este documentário elucida perfeitamente a história contida no livro, bem como nos relata fatos realmente importantes para poder entender o autor não só pelo lado maligno como muitos o vêem, mais sim como o criador da politica moderna! Recomendo (especialmente para manhã de hoje)!!